sexta-feira, outubro 24, 2008

Contornos e Graphic Styles no Illustrator

Vamos falar de contornos, estilos e edição destes estilos
Vamos começar desenhando uma linha de cor preta.
Em seguida, abra o painel Appearence (Window>>Appearence) e no botão de opções do painel (a bolinha com um triângulo dentro, no alto e à direita), clique na opção “Add new Stroke”. Assim, estamos adicionando um novo contorno, vamos repetir este precedimento mais tres vêzes, teremos uma linha com 4 contornos, igual a da figura 1. Agora vamos personalizar cada um deles, usando o painel Appearence. Basta clicar no contorno que queremos modificar e alterar os atributos de cada um separadamente. Abra também o painel Stroke (Window>>Stroke) para fazer as alterações.




















Conforme a figura abaixo, o primeiro, se contarmos de baixo para cima, com 30 pontos e preto, o segundo com 26 pontos e cinza, o terceiro com 22 pontos e também preto e o último, com 2 pontos e “dashed”, ou interrompido. Isso no Illustrator não é feito à partir de nenhuma biblioteca, simplesmente selecione o objeto e no painel Stroke, clique no botão de opções do painel e selecione “Show Options”, no final do painel existe a opção “Dashed Line”, marque. Nas janelas “Dash” e “Gap” digite os valores para escolher em Dash o tamanho do traço e em Gap o tamanho do espaço. No nosso caso foi 12 pontos de dash e 12 pontos de gap, as outras 4 casas podem ficar vazias, neste caso o Illustrator faz a repetição do padrão apenas com as casas preenchidas.




















Agora vamos imaginar que queremos aplicar este desenho em outras linhas, fica simples se salvarmos este grupo de atributos como um “Graphic Style”, um estilo que pode ser aplicado em outros objetos, ou grupos de objetos, aí vamos ver uma diferença bem interessante. Bom, primeiro vamos salvar este nosso contorno como um Graphic Style. Com o objeto selecionado, vá ao painel Graphic Style (Window>>Graphic Style) e no botão de opções selecione a opção “New Graphic Style”, ou simplesmente arraste o objeto para dentro do painel Graphic Style. Como na figura 3, abrirá uma janela de diálogo para que você dê um nome ao estilo que está criando, coloquemos "estrada".





















Para aplicarmos este estilo em qualquer outro objeto, basta selecionar o objeto e clicar no estilo "estrada", no painel Graphic Style.
Vamos agora desenhar duas linhas independentes e selecioná-las. Em seguida clicamos no estilo que criamos, ele é automaticamente passado para as linhas. Desenhe agora mais duas linhas e antes de aplicar o estilo, agrupe-as, em seguida aplique o estilo. veja a diferença entre as figuras abaixo.
O grupo de objetos quando recebe o Graphic Style, comporta-se como se fosse um outro objeto.


























No entanto, tome cuidado, ao desagrupar os objetos o estilo automaticamente será desvinculado dos objetos, já que ele havia sido aplicado ao grupo e não aos objetos individualmente.
Podemos ainda editar este estilo que criamos. Selecione uma linha e aplique nela o estilo criado, em seguida faça as modificações que quiser na linha, no meu caso coloquei mais um contorno de 36 pontos, verde e apliquei um efeito (effect>>pixelate>>mezzotint). 














Em seguida, com o objeto selecionado, conforme a última figura, vá ao painel Appearence, clique no botão de opções e escolha “Redefine Graphic Style” e pronto! Todos os objetos que tiveram este estilo aplicado são atualizados para o novo estilo, que você redefiniu.

Espero que tenha sido útil, abraços a todos,
Avanzi.

2 comentários:

Plante Arvores disse...

aê, mestre Avanzi!
:-)

Unknown disse...

Usei essa semana o Redefine Graphic, custei a achar, mas é muito bom mesmo.
Uma pergunta a parte:
Se eu crio uma linha com 50 px e engrosso o contorno ou adiciono efeitos ela aparece na paleta de transformações um tamanho maior. Tem como a paletra transformações exibir apenas o tamanho do preenchimento padrão, sem os acréscimos dos efeitos?