quarta-feira, novembro 19, 2008

Patterns no Illustrator - Illustrator Patterns

Olá a todos!
Neste artigo vamos aprender a fazer um pattern no Illustrator. Um pattern é um desenho que pode ser aplicado como padrão de preenchimento de objetos vetoriais. Clique no título do post para baixar o arquivo do illustrator usado para este artigo.

Vamos começar com um bem simples: desenhe uma estrela dentro de um quadrado em seguida selecione o desenho e vá ao menu Edit>>Define Pattern, conforme a figura seguinte.





















De um nome ao pattern, ele fica agora dentro do painel Swatches, basta clicar no objeto que você quiser aplicar e clicar no pattern no painel Swatches.

















Agora o pulo do gato, vamos ver além de como criar o pattern, o que é necessário para que ele seja repetido de forma que não vejamos as emendas, já que o pattern é aplicado como um ladrilho, repetido lado a lado em toda a forma. Vamos fazer um desenho bem simples para que fique mais fácil entender o conceito. Primeiro passo: desenhar um retângulo que irá definir a área na qual o pattern será visível na aplicação.






















Em seguida vamos desenhar formas bem simples para compor o desenho, retângulos e círculos, distribuindo de modo uniforme dentro do retângulo, mas com o seguinte detalhe: como o pattern é aplicado de forma repetida, lado a lado, vamos fazer os desenhos passando para fora do retangulo apenas do lado direito e do lado de baixo, isso porque para que a repetição fique contínua, as formas que passam para fora do retângulo do lado direito, serão continuadas do lado esquerdo na aplicação e as do lado de baixo serão continuadas no lado de cima. Veja as figuras abaixo.






















































Para criar o pattern definitivo, ou seja colocar as formas que passam dos lados do retângulo na posição correta no lado oposto é bastante simples, basta selecionar todo o desenho e duplicar no lado oposto, usando o retângulo maior como referência, simulando a aplicação feita pelo Illustrator. As formas que depois de duplicadas ficarem tocando na borda do retângulo grande não são deletadas, as que ficarem sem encostar podem ser deletadas.
Quase pronto, para concluir vamos fazer com que o nosso pattern tenha uma cor de fundo e além disso definir qual a área do pattern que deve ser utilizada na aplicação. Desenhe um retângulo um pouco maior do que o primeiro retângulo desenhado, aquele que determina o tamanho do pattern, coloque a cor de fundo que deseja para o seu pattern e retire o contorno. Em seguida passe este retângulo para baixo de todo o desenho, selecionando o retângulo e indo ao menu Object>>Arrange>>Send to back. conforme a figura seguinte:





















Ele passa para trás de todo o desenho. E agora para definir a área "útil" do pattern, selecione o primeiro retângulo desenhado e deixe-o sem cor de contorno e sem cor de preenchimento, ou seja invisível e em seguida passe-o para trás de todo o desenho, selecionando o retângulo invisível e indo ao menu Object>>Arrange>>Send to back, conforme figura seguinte.




















Este objeto, um retângulo sem cor de contorno nem preenchimento e colocado como o desenho que ocupa o nivel mais baixo de todo o grupo que será salvo como um pattern é que determina a área de corte do pattern. Tudo que estiver para fora deste retângulo não será exibido na aplicação do pattern, a repetição do pattern no objeto em que você aplicar será feita tendo as bordas deste retângulo como limite. Portanto não se esqueça de colocar este retângulo invisível para trás de todo o desenho antes de salvar o pattern. Selecione o desenho todo, vá ao menu Edit>>Define Pattern.



















Aplique agora em um objeto vetorial qualquer e veja o resultado.




















Ótimo, não? Então agora, dê asas à sua imaginação e faça os seus próprios patterns usando o conceito explicado. Abraços e até o próximo post.

4 comentários:

lucille disse...

olá,
poderia me explicar qual é a razão de aparecer essas linhas finas separando o pattern?

tenho tentado - sem muito sucesso - desenhar padrões sem costura, mas no resultado final sempre aparece essas tais linhas.

poderia me ajudar a entender isso?
agradeço desde já

Carol Dias disse...

Avanzi, vamos atualizar este blog né?
Faz algo que de aparencia de pintura aquarelável. =)
Carol Dias

Elizeu disse...

alguem sabe como editar um Pattner?

Anônimo disse...

I found this site using [url=http://google.com]google.com[/url] And i want to thank you for your work. You have done really very good site. Great work, great site! Thank you!

Sorry for offtopic