segunda-feira, julho 30, 2007

Efeito Neon no Illustrator

Olá amigos, neste tutorial vamos aprender a fazer um efeito de neon no illustrator, além disso vamos incorporar ao artigo alguns conceitos muito interessantes no que diz respeito a maneira de trabalhar, recursos de layout e produtividade no Illustrator para que o nosso artigo fique mais rico.

Bom, mãos à obra!!

Primeiro vamos criar o efeito de neon em um objeto vetorial qualquer, vamos desenhar um polígono estrelado com a ferramenta “star”. No toolbox (barra de ferramentas), clique no box do retângulo segurando o mouse por dois segundos, aparecerá o conjunto de ferramentas deste box, selecione então a ferramenta “star”, a penúltima e solte o mouse.















Desenhe uma estrela, se quiser aumentar ou diminuir o número de pontas, enquanto desenha, aperte as setas direcionais do teclado, para cima aumenta o número de lados, para baixo diminui. Usando ainda enquanto desenha a tecla control(pc) ou command(mac) poderá mudar a razão do raio das pontas, para que a estrela fique mais ou menos pontuda.

Abra o painel “Color” (Window>>Color), clique no quadradinho vazado (logo abaixo do nome Color) para alterar o stroke, clique no botão de opções e marque “show options” e em seguida “CMYK”, atribua para o stroke os valores: C=0 M=75 Y=100 K=0
Abra o painel “Stroke” (Window>>Stroke) e clique no botão de opções do painel selcionando a opção “show options”. Atribua na janela “Wight” o valor de 5 pontos. Ainda no painel Stroke, ao lado da opção Miter Limit clique no segundo botão, para fazer com que os vértices do Stroke fiquem arrendondados.
Em seguida vamos utilizar um recurso muito prático do Illustrator para criar múltiplos contornos no mesmo objeto e vamos gerenciá-los independentemente. Abra o painel Appearence (window>>Appearence), em seguida, com a estrela selecionada, clique no botão de opções do painel Appearence e selecione a opção “add new stroke”. Você ira ver que no painel Appearence agora irá aparecer mais um contorno, igual ao primeiro que você fez. Repita esta operação até que você tenha no painel a visualização de 6 strokes. Até este ponto a aparência da nossa estrela está igual, nenhuma mudança ainda é visível, porque todos os strokes que criamos têm a mesma espessura, a mesma cor e estão sobrepostos, portanto o que está mais acima impede a visualização dos de baixo. Iremos agora editar cada um destes contornos separadamente.
















Ainda com a estrela selecionada, no painel Appearence clique no stroke que está mais acima, em seguida vá no painel Stroke e digite 0,5 (valores abaixo de 1 ponto precisam ser digitados) e no painel Color altere a cor deste stroke para C=0 M=0 Y=0 K=0 e aperte “Enter”. Agora sim, começamos a visualizar mudanças na aparência da nossa estrela, o Stroke que editamos é mais fino que os demais que estão abaixo dele e de outra cor ficando visível. Para os Strokes que estão abaixo deste que editamos vamos gradativamente diminuindo a espessura, contando de cima para baixo no painel Appearence:



















Stroke 1 = 0,5pt Cores: C=0 M=0 Y=0 K=0
Stroke 2 = 1 pt Cores: C=0 M=0 Y=70 K=0
Stroke 3 = 2 pt Cores: C=0 M=10 Y=100 K=0
Stroke 4 = 3 pt Cores: C=0 M=25 Y=100 K=0
Stroke 5 = 4 pt Cores: C=0 M=50 Y=100 K=0
Stroke 6 = 5 pt Cores: C=0 M=75 Y=100 K=0

Com isso já criamos uma boa parte do nosso efeito de neon, vamos agora melhorar seu acabamento
Antes disso, para melhorar a nossa avaliação do efeito, vamos criar um retângulo preto e colocá-lo por trás da nossa estrela. No Toolbox, selecione a ferramenta Retangle e desenhe um retângulo, em seguida, com o retângulo selecionado, clique com o botão direito sobre ele e na opção “Arrange” selcione “Send To Back” para colocar o retângulo para trás da estrela.
Agora vamos aplicar um efeito na nossa estrela para enriquecer a visualização.
No painel Appearence, clique no nome Path, logo abaixo do nome do painel, para que o efeito sea aplicado em todo o objeto e não apenas em um dos seus Strokes. Em seguida vá no Menu Effect>>Stylize>>Outer Glow, deverá aparecer uma janela como a da imagem abaixo.

Em Mode coloque Screen; de um clique no quadradinho ao lado da opção Screem para mudar a cor, coloque C=0 M=0 Y=30 K=0 para criar uma cor levemente amarelada no brilho; na opção Opacity coloque 35 e na opção Blur coloque 0,5mm. Estes são valores sugeridos, fique a vontade para colocar suas preferências.
Clique em OK.















Você notará que o Illustrator criou o efeito e gerou uma imagem em baixa resolução, esse é o padrão do programa para não consumir muita memória durante a edição do documento, para modificar a resolução do efeito, vá no Menu Effect>>Document Raster Effects Settings. Marque ou digite a resolução adequada ao seu documento, Em Options, selecione Anti-alias e clique em OK. Agora sim!! resolução dos efeitos satisfatória.























O efeito está criado, mas e se agora você quisesse aplicar este mesmo efeito em outros objetos, teria que fazer tudo de novo? Não!!! O Illustrator tem um recurso chamado Graphic Style que permite que você salve os efeitos e possa reaplicá-los em outros objetos com imensa facilidade, veja como é simples. Vá no menu Window>>Graphic Style, irá aparecer o painel de mesmo nome onde você ve pequenos quadradinhos geralmente bem coloridos, são os estilos salvos, simplesmente arraste a estrela que desenhamos para dentro deste painel, na área cinza ao lado dos outros estilos que já estão aí. Pronto acabamos de criar um Graphic Style, fácil, fácil. Vamos agora aplicá-lo.























No meu caso vou apenas fazer uma palavra e umas estrelinhas para aplicar o Graphic Style que criamos, mas fique a vontade para fazer a sua arte. Vou usara fonte Lynotype Zapfino Four, que é uma fonte Script, na minha opinião, muito bem desenhada. Depois de digitar desenhei ainda umas estrelinhas para compor um pouco, converti o texto em curvas em Type>>Create Outlines e em seguida pelo painel Window>>Pathfinder usei a opção Add para evitar as sobreposições de uma letra sobre a outra.

















Feito isso simplesmente selecione os objetos que você quer aplicar o efeito e no painel Graphic Style clique sobre o efeito que salvamos. Pronto. Espero que seja útil.
Luiz Avanzi.

4 comentários:

O 9idades... disse...

Fala Luiz blz!

Cara sou de Curitiba e tenho um blog onde noticio assuntos ligado a comunicação de modo geral, para estudantes de comunicação da minha faculdade. Vou fazer um link do meu blog para o seu e vez ou outra vou buscar alguns tutoriais do seu blog para postar no meu. Dando os créditos a vicê, claro! quando quiser acesse lá 9idades.blogspot.com!

abraços Allan Reis

Anônimo disse...

Muito bom tutorial!! Obrigado!!
Eu não sabia como usar o Appearance...
Valeu!!!

Sullivan disse...

Gostei muuito do tutorial. Valeu!

Sorciére disse...

Não encontrei esse outer glow no meu Illustrator, estranho, lá só tem um tal de glowing edges que dá um efeito nada a ver... =/