segunda-feira, agosto 20, 2007

Máscaras no Illustrator

Todos os programas de ilustração vetorial oferecem recursos de mascaramento, ou seja, um objeto terá a função de ocultar determinadas áreas de outro objeto ou mesmo um grupo de objetos. No illustrator temos dois tipos de máscaras, uma onde apenas a forma do objeto máscara determina a área visível do objeto mascarado chamada de Clipping Mask e outra onde não só a forma, mas também a cor do objeto máscara determina a área visível do objeto mascarado, chamada de Opacity Mask. Vamos aprender a fazer os dois tipos para assim poder optar pela melhor opção na utilização dos seus leiautes. Então mãos à obra!

Clipping Mask:

Clipping masks são muito simples para se aplicar, basta que você tenha dois objetos: um que será a máscara e deverá ficar por cima e outro que será mascarado e deverá ficar por baixo. Com os dois objetos selecionados, acesse o menu Object>Clipping Mask>Make. Pronto, já está feita a máscara! apenas algumas observações para que você tire o máximo proveito do recurso:

a máscara pode ser um desenho vetorial composto por um ou mais objetos, neste caso devem estar agrupados e a área de intersecção é que será a máscara, caso queira que todos os objetos funcionem como máscara eles deverão ser convertidos em um único objeto pelo pelo painel Pathfinder (Window>Pathfinder).

Nossa máscara também pode ser um texto, seja do tipo parágrafo ou artístico.

A seleção para edição ou movimentação dos objetos que compõe o clipping é feita com a ferramenta Group Selection, a setinha branca com o sinal de adição.



Veja abaixo algumas variações na aplicação de clipping masks:

Usando um retângulo para fazer o clipping de uma área determinada da imagem.





Usando objetos agrupados para fazer o clipping, o resultado é a intersecção.





Neste caso,os retângulos tiveram suas áreas somadas pelo Pathfinder:





Também é possível usar texto para fazero clipping





Opacity Mask

As máscaras de opacidade, ou Opacity Masks tem um outro princípio, elas não levam em consideração apenas a forma do objeto, as áreas claras da máscara revelam mais imagens do que as áreas escuras. Vamos ver como fazer:
desenhe um retângulo e atribua a ele um preenchimento gradiente linear, de branco para preto. Em seguida importe uma imagem qualquer e coloque esta imagem por trás do retângulo. Nas Opacity Masks a ordem de empilhamento dos objetos também determina quem é a máscara. Em seguida abra o painel Transparency e clique no botão de opções do painel (bolinha com um triângulo preto dentro) e selecione a opção show thumbnails, você verá a miniatura dos dois objetos selecionados, em seguida volte ao botão de opções do painel Transparency, selecione a opção Make Opacity Mask, conforme a imagem abaixo:



A máscara agora é feita levando-se em consideração a forma e as áreas de claro e escuro do objeto máscara. As áreas claras revelam a imagem, enquanto que as áreas escuras ocultam a imagem. Nas Opacity Masks você pode usar imagens para fazer papel de máscara.

O resultado da máscara é visto abaixo. A seleção para edição da máscara ou do objeto mascarado é feita através do painel Transparency, clicando-se na miniaturado objeto que deseja editar.



Ao selecionar a miniatura da máscara, entra em modo de edição apenas o canal alpha gerado para fazer a máscara de opacidade, para voltar ao modo normal de edição clique na miniatura da imagem, conforme a figura abaixo:



Espero que tenha sido útil.

5 comentários:

Allan Reis disse...

Cara bem maneiro este clipping Mask, acostumado a usar corel tenho alguma dificuldades em trabalhar no Illustrator! até pq eu levo o dobro do tempo pra fazer qquer coisa...rs Mas ja to pegando o jeito valeu pela dica! abraços

Unknown disse...

Parabéns pelo tutorial

André Banderas disse...

Muito obrigado. Você salvou o meu dia

Anônimo disse...

Suas explicações foram ÓTIMAS!!

Muito grata.

Andrey Aires disse...

Muito obrigado. Você salvou o meu dia![2]