quarta-feira, novembro 19, 2008

Patterns no Illustrator - Illustrator Patterns

Olá a todos!
Neste artigo vamos aprender a fazer um pattern no Illustrator. Um pattern é um desenho que pode ser aplicado como padrão de preenchimento de objetos vetoriais. Clique no título do post para baixar o arquivo do illustrator usado para este artigo.

Vamos começar com um bem simples: desenhe uma estrela dentro de um quadrado em seguida selecione o desenho e vá ao menu Edit>>Define Pattern, conforme a figura seguinte.





















De um nome ao pattern, ele fica agora dentro do painel Swatches, basta clicar no objeto que você quiser aplicar e clicar no pattern no painel Swatches.

















Agora o pulo do gato, vamos ver além de como criar o pattern, o que é necessário para que ele seja repetido de forma que não vejamos as emendas, já que o pattern é aplicado como um ladrilho, repetido lado a lado em toda a forma. Vamos fazer um desenho bem simples para que fique mais fácil entender o conceito. Primeiro passo: desenhar um retângulo que irá definir a área na qual o pattern será visível na aplicação.






















Em seguida vamos desenhar formas bem simples para compor o desenho, retângulos e círculos, distribuindo de modo uniforme dentro do retângulo, mas com o seguinte detalhe: como o pattern é aplicado de forma repetida, lado a lado, vamos fazer os desenhos passando para fora do retangulo apenas do lado direito e do lado de baixo, isso porque para que a repetição fique contínua, as formas que passam para fora do retângulo do lado direito, serão continuadas do lado esquerdo na aplicação e as do lado de baixo serão continuadas no lado de cima. Veja as figuras abaixo.






















































Para criar o pattern definitivo, ou seja colocar as formas que passam dos lados do retângulo na posição correta no lado oposto é bastante simples, basta selecionar todo o desenho e duplicar no lado oposto, usando o retângulo maior como referência, simulando a aplicação feita pelo Illustrator. As formas que depois de duplicadas ficarem tocando na borda do retângulo grande não são deletadas, as que ficarem sem encostar podem ser deletadas.
Quase pronto, para concluir vamos fazer com que o nosso pattern tenha uma cor de fundo e além disso definir qual a área do pattern que deve ser utilizada na aplicação. Desenhe um retângulo um pouco maior do que o primeiro retângulo desenhado, aquele que determina o tamanho do pattern, coloque a cor de fundo que deseja para o seu pattern e retire o contorno. Em seguida passe este retângulo para baixo de todo o desenho, selecionando o retângulo e indo ao menu Object>>Arrange>>Send to back. conforme a figura seguinte:





















Ele passa para trás de todo o desenho. E agora para definir a área "útil" do pattern, selecione o primeiro retângulo desenhado e deixe-o sem cor de contorno e sem cor de preenchimento, ou seja invisível e em seguida passe-o para trás de todo o desenho, selecionando o retângulo invisível e indo ao menu Object>>Arrange>>Send to back, conforme figura seguinte.




















Este objeto, um retângulo sem cor de contorno nem preenchimento e colocado como o desenho que ocupa o nivel mais baixo de todo o grupo que será salvo como um pattern é que determina a área de corte do pattern. Tudo que estiver para fora deste retângulo não será exibido na aplicação do pattern, a repetição do pattern no objeto em que você aplicar será feita tendo as bordas deste retângulo como limite. Portanto não se esqueça de colocar este retângulo invisível para trás de todo o desenho antes de salvar o pattern. Selecione o desenho todo, vá ao menu Edit>>Define Pattern.



















Aplique agora em um objeto vetorial qualquer e veja o resultado.




















Ótimo, não? Então agora, dê asas à sua imaginação e faça os seus próprios patterns usando o conceito explicado. Abraços e até o próximo post.

segunda-feira, outubro 27, 2008

Efeito de gotas no Photoshop - Photoshop Drops effect

Saudações a todos.
Neste tutorial vamos ver como criar um efeito de gotas de água sobre uma imagem usando recursos que não exijam domínio de técnicas de ilustração, ou seja, usando recursos do próprio photoshop.

 














Não nos tomará muito tempo e veremos que o resultado é muito interessante. Os recursos que usaremos serão os LAYER STYLES, a configuração dinâmica da ferramenta BRUSH e a aplicação do filtro DISPLACE. Usaremos o Photoshop CS3. Então, mãos à obra!
Vamos iniciar abrindo uma imagem que servirá de base, onde faremos as nossas gotas. Caso queiram utilizar a mesma imagem que eu usei, disponibilizo no seguinte endereço: www.avaz.org/agua/agua.jpg.
Aberta a imagem agua.jpg vamos configurar a ferramenta BRUSH de modo dinâmico, para desenhar a forma das gotas com pouco trabalho.
Selecione a ferramenta BRUSH e clique no menu WINDOW>>BRUSHES. Deverá aparecer um painel como na figura 1,























vamos configurá-lo nos itens que estão marcados. Este painel é um grande menu, então para que possamos ver as configurações de cada uma das opções que ficam à esquerda, devemos clicar sobre o nome e não apenas sobre o botão. Clique inicialmente na opção BRUSH TIP SHAPE, aqui definiremos a forma do pincel principal, selecione um pincel comum, redondo e estabeleça as medidas conforme a figura 2.























Nesta janela configuramos apenas o diâmetro máximo, a suavização da borda e o espaço entre as repetições da figura do pincel. Agora clique na segunda opção: SHAPE DYNAMICS, aqui vamos configurar o BRUSH para que sua forma seja aplicada usando valores aleatórios para tamanho, achatamento e ângulo, escolhidos entre um valor máximo e mínimo que determinamos.
Na figura 3 vemos a opção SIZE JITTER marcada em 100% isso significa que estamos determinando que o photoshop irá fazer o máximo de mistura entre os tamanhos máximo (o que escolhemos no menu anterior) e o mínimo que estabelecemos aqui na opção MINIMUM DIAMETER.























O mesmo para o ANGLE JITTER, marcado em 100% fará com que o photoshop gire as manchas para todas as direções possíveis. Finalmente neste menu configuramos os achatamentos das manchas no ROUNDNESS JITTER, aqui configurado para 81% e na opção MINIMUM ROUDNESS deixamos em 25%. Seguimos para a opção SCATTERING, conforme a figura 4,























onde controlamos o afastamento das manchas em relação a linha que desenhamos com o mouse. Aqui deixamos a opção SCATTER em apenas 30% para que as “pinceladas” não se afastem demais do traço do mouse e deixamos o both axes desmarcado para que o afastamento seja apenas para cima e para baixo e não para todas as direções. Na opção COUNT deixamos em 2, essa opção faz com que a quantidade de manchas seja aumentada, vamos com um valor baixo para ter maior controle do desenho. COUNT JITTER em 0% para que não sejam criadas áreas com maior concentração de manchas que outras. Passamos agora para a opção DUAL BRUSH, aqui é que faremos com que o photoshop mescle o desenho de dois pincéis, criando uma mancha bem orgânica, ótima para fazermos a nossa gotinha ou mesmo texturas bem interessantes. Marque a opção FLIP e escolha o seu pincel, neste caso escolhi um pincel da biblioteca padrão do photoshop com o nome de CHALK 11 PIXELS, dá um ótimo resultado se misturando com o nosso pincel principal. Marque as opções conforme a figura 5, nesta janela controlamos apenas as configurações do segundo pincel. Experimente mesclar com outros pincéis e teste seus resultados.























E finalmente apenas marcamos a opção SMOOTHING, para suavizar as bordas do pincel. Apesar de não termos utilizado todas as opções deste painel, devido ao resultado que estamos querendo obter, é bem interessante dar uma boa explorada nos recursos, principalmente se você usa TABLET, isso aumenta bastante as possibilidades de utilização da ferramenta BRUSH.
Bem, configurada a ferramenta BRUSH vamos criar no nosso arquivo uma camada nova e sem conteúdo. Clique no painel LAYER na opção NEW LAYER, o botãozinho em forma de página virando, ao lado da lixeira do painel LAYER, ou use o atalho: SHIFT+CONTROL+N (PC) SHIFT+COMMAND+N (MAC). Vamos nomear esta camada de GOTAS. com a ferramenta BRUSH ativa, faça uma mancha qualquer nesta camada que você acabou de criar, conforme a figura 6.



















Nesta camada vamos configurar os LAYER STYLES para fazer com que essa camada apresente uma aparência de volume e transparência. Inicialmente, no próprio painel LAYER, coloque a opção FILL OPACITY em 0%. A camada irá ficar invisível, apenas os efeitos que aplicaremos em seguida ficarão visíveis, esta é a diferença entre o FILL e o OPACITY do painel LAYER, OPACITY afeta a opacidade da camada e dos efeitos, FILL afeta apenas a opacidade da camada, não interferindo nos efeitos.
Vamos ao menu LAYER>>LAYER STYLE>>BEVEL AND EMBOSS. Veja que agora nossa camada GOTAS já tem uma aparência de volume, que iremos ajustar para parecer um líquido, apenas usando nossos LAYER STYLES. Configure o painel conforme a figura 7.
















Atenção a todos os detalhes, principalmente nas opções de SHADING, que é onde mudamos o estilo do BEVEL note que o BLEND MODE da opção SHADOWS foi mudado para HARD LIGHT e a cor usada foi o branco no lugar do preto, só isso já muda bastante o aspecto do BEVEL. Explore e faça as suas configurações. Em seguida, clique na opção DROP SHADOW e modifique as configurações conforme a figura 8.


 













A opacidade foi bem reduzida e a cor usada foi mudada para um tom de verde (predominante na imagem) e o BLEND MODE mudado para COLOR BURN, mas como já foi dito, explore suas possibilidades. Em seguida, clique na opção INNER SHADOW e configure conforme a figura 9.

 













 Por último, clique na opção SATIN e configure conforme a figura 10.














Antes de clicar em OK, clique em NEW STYLE para salvar o seu LAYER STYLE no painel STYLES, podendo posteriormente aplicar em outros arquivos. Já temos uma ótima aparência de gota. Experimente pintar mais áreas da mesma camada. Como o efeito está configurado para a camada, as novas áreas já assumem a aparência. É ótimo!
Depois de feito todo o desenho vamos usar o efeito DISPLACE para fazer a deformação das áreas da camada da folha que estão por trás das gotas, criando uma aparência de lente. A primeira coisa que iremos fazer é capturar como seleção as áreas visíveis da camada gotas, clique na miniatura da imagem da camada gotas pressionando a tecla CONTROL (PC) ou COMMAND (mac). As áreas com pixels aparecem selecionadas como na figura 11.

















Vamos agora criar um canal ALPHA para gerar a malha de deformação do filtro DISPLACE. Clique no painel CHANNELS e em seguida no botão NEW CHANNEL, será criado um canal ALPHA todo em preto e ele estará em edição (figura12).


 
  



















Vá ao menu  EDIT>>FILL, irá aparecer uma janela igual a da figura 13,

 














na opção contents selecione WHITE e clique em OK. Nosso ALPHA CHANNEL foi pintado de branco nas áreas selecionadas, conforme a figura 14.

















Vá ao menu SELECT>>DESELECT para desativar a seleção. Vamos agora aplicar um desfoque neste canal para que, quando usarmos a imagem como malha do DISPLACE as bordas sejam suavizadas e tornem o efeito de lente mais acentuado nas áreas mais claras. Então, vamos ao menu FILTER>>BLURR>>GAUSSIAN BLURR, vamos colocar 10 pixels na opção RADIUS para causar um bom desfoque, como na figura 15.



















Imagine que no efeito DISPLACE, as áreas mais claras deformam mais e as áreas escuras deformam menos. Temos agora que criar um PSD que conterá como camada o conteúdo deste  nosso ALPHA CHANNEL. Estando ainda com o ALPHA CHANNEL selecionado no painel CHANNELS, vá ao menu SELECT>>ALL e em seguida ao menu EDIT>>COPY e depois no menu FILE>>NEW, na opção PRESET, se não estiver marcado CLIPBOARD, marque e clique em OK, finalmente com o novo documento criado vamos ao menu EDIT>>PASTE. Teremos um arquivo de duas camadas, conforme a figura 16.

















Vamos salvá-lo para poder usá-lo no filtro DISPLACE. Vá ao menu FILE>>SAVE e salve este documento que acabamos de criar no formato PSD. Em seguida podemos fechar este documento e voltar para o nosso arquivo com as gotas. No painel CHANNEL, clique na lâmina RGB, não no olhinho, mas no nome RGB, para que o documento volte para o modo normal de edição. Feito isso vamos ao painel LAYERS terminar nosso trabalho, agora falta pouco. No painel LAYERS temos duas camadas: BACKGROUND, com a imagem da folha e GOTAS com o nosso desenho, clique na camada BACKGROUND e vá ao menu LAYER>>NEW>>LAYER VIA COPY (CONTROL+J (PC) ou COMMAND+J (MAC)). Assim duplicamos a camada BACKGROUND. Vamos renomear esta camada para LENTE, conforme a figura 17.
 




















Em seguida vamos converter esta camada numa camada do tipo SMART OBJECT, para podermos editar o filtro, caso os valores da distorção não estejam conforme o seu gosto. Vamos ao menu FILTER>>CONVERT FOR SMART FILTERS. Essa é sem dúvida uma das novidades mais bem vindas do PHOTOSHOP CS3, os filtros, ou boa parte deles são editáveis do mesmo modo que os LAYERS STYLES, ficam visíveis no painel LAYERS e apenas dando-se dois cliques no nome do filtro, ele pode ser modificado. Agora que nossa camada é um SMART OBJECT vamos ao menu FILTER>>DISTORT>>DISPLACE marque as opções conforme a figura 18,


 














depois clique em OK, aí o PHOTOSHOP vai pedir para que você selecione o PSD que fará a deformação, selecione o PSD que salvamos anteriormente, aí a deformação é feita, conforme a figura 19.














Estamos quase no fim! No painel LAYERS coloque a camada LENTE acima da camada GOTAS e com esta camada ainda ativa vá ao menu LAYER>>CREATE CLIPPING MASK, clique agora no painel LAYERS na camada GOTAS e coloque a opção FILL do painel LAYERS em 100% conforme a figura 20.

 














Pronto, deu um pouquinho de trabalho mas acho que valeu a pena, na verdade aqui usamos vários conceitos importantes do PHOTSHOP para realizar um efeito de ilustração bem interessante.

Lembre-se que se você quiser aumentar ou diminuir a deformação da camada LENTE, basta dar dois cliques no nome do filtro, no painel LAYERS. Espero que tenham gostado. Até a próxima.

sexta-feira, outubro 24, 2008

Contornos e Graphic Styles no Illustrator

Vamos falar de contornos, estilos e edição destes estilos
Vamos começar desenhando uma linha de cor preta.
Em seguida, abra o painel Appearence (Window>>Appearence) e no botão de opções do painel (a bolinha com um triângulo dentro, no alto e à direita), clique na opção “Add new Stroke”. Assim, estamos adicionando um novo contorno, vamos repetir este precedimento mais tres vêzes, teremos uma linha com 4 contornos, igual a da figura 1. Agora vamos personalizar cada um deles, usando o painel Appearence. Basta clicar no contorno que queremos modificar e alterar os atributos de cada um separadamente. Abra também o painel Stroke (Window>>Stroke) para fazer as alterações.




















Conforme a figura abaixo, o primeiro, se contarmos de baixo para cima, com 30 pontos e preto, o segundo com 26 pontos e cinza, o terceiro com 22 pontos e também preto e o último, com 2 pontos e “dashed”, ou interrompido. Isso no Illustrator não é feito à partir de nenhuma biblioteca, simplesmente selecione o objeto e no painel Stroke, clique no botão de opções do painel e selecione “Show Options”, no final do painel existe a opção “Dashed Line”, marque. Nas janelas “Dash” e “Gap” digite os valores para escolher em Dash o tamanho do traço e em Gap o tamanho do espaço. No nosso caso foi 12 pontos de dash e 12 pontos de gap, as outras 4 casas podem ficar vazias, neste caso o Illustrator faz a repetição do padrão apenas com as casas preenchidas.




















Agora vamos imaginar que queremos aplicar este desenho em outras linhas, fica simples se salvarmos este grupo de atributos como um “Graphic Style”, um estilo que pode ser aplicado em outros objetos, ou grupos de objetos, aí vamos ver uma diferença bem interessante. Bom, primeiro vamos salvar este nosso contorno como um Graphic Style. Com o objeto selecionado, vá ao painel Graphic Style (Window>>Graphic Style) e no botão de opções selecione a opção “New Graphic Style”, ou simplesmente arraste o objeto para dentro do painel Graphic Style. Como na figura 3, abrirá uma janela de diálogo para que você dê um nome ao estilo que está criando, coloquemos "estrada".





















Para aplicarmos este estilo em qualquer outro objeto, basta selecionar o objeto e clicar no estilo "estrada", no painel Graphic Style.
Vamos agora desenhar duas linhas independentes e selecioná-las. Em seguida clicamos no estilo que criamos, ele é automaticamente passado para as linhas. Desenhe agora mais duas linhas e antes de aplicar o estilo, agrupe-as, em seguida aplique o estilo. veja a diferença entre as figuras abaixo.
O grupo de objetos quando recebe o Graphic Style, comporta-se como se fosse um outro objeto.


























No entanto, tome cuidado, ao desagrupar os objetos o estilo automaticamente será desvinculado dos objetos, já que ele havia sido aplicado ao grupo e não aos objetos individualmente.
Podemos ainda editar este estilo que criamos. Selecione uma linha e aplique nela o estilo criado, em seguida faça as modificações que quiser na linha, no meu caso coloquei mais um contorno de 36 pontos, verde e apliquei um efeito (effect>>pixelate>>mezzotint). 














Em seguida, com o objeto selecionado, conforme a última figura, vá ao painel Appearence, clique no botão de opções e escolha “Redefine Graphic Style” e pronto! Todos os objetos que tiveram este estilo aplicado são atualizados para o novo estilo, que você redefiniu.

Espero que tenha sido útil, abraços a todos,
Avanzi.

segunda-feira, outubro 20, 2008

Ibisco


Em cima da foto, a flor foi toda desenhada, o fundo foi criado a partir da própria foto, usando o trace, expandindo e aplicando um efeito de desfoque, o gaussian blur.

domingo, outubro 12, 2008

O famoso Avaz e seu amigo mais famoso ainda, o Dida.



















Uns dois anos esta ilustração, gosto dela pelo estilo dos traços, muito brush criado no illustrator e uma pacienciazinha pros detalhes.

Treinando ilustração

Mais um exercício das aulinhas de ilustração com o Fernando Raposo.

















Aqui resolvi testar com outraq cor, na verdade no illustrator fiz isto apenas duplicando a camada que criei para ser a cor e alterei seu Blend Mode. Deu um resultado legal com bem pouco trabalho!




sexta-feira, outubro 03, 2008

Eu - foto velha, Ilustração nova

Illustração feita no illustrator, thanks to Fernando Raposo - Ilustrador de talento pelos toques e pelas aulinhas. Clique na ilustra pra ver MAIOR em outra janela.




sexta-feira, setembro 26, 2008

Fechando Arquivos no Illustrator (clique aqui para baixar o pdf)

Gerando PDFs de qualidade no Illustrator

Alguns procedimentos que devem ser checados antes de enviar seu documento do Illustrator para a gráfica, bureau ou mesmo antes de criar o seu PDF.

 Cheque o formato do documento em File>>Document Setup;

 Cheque o modo de cor do documento em File>>Document Color Mode;

 Cheque a resolução dos efeitos em Effects>>Document Raster Effects Settings;

 Conforme a tela abaixo, selecione a resolução adequada ou digite a resolução no campo Other (resolução adequada = lineatura da retícula x 2);


Marque Transparent ou White para o Background das imagens geradas;
Marque a opção Anti-alias para suavização dos serrilhados nas bordas dos vetores que serão transformados em imagens;
Caso queira que os objetos com efeitos sejam envolvidos por uma máscara de recorte (clipping mask) marque Create Clipping Mask e especifique o valor a ser adicionado em torno do mesmo;


Se tiver usado cores Spot, marque a opção Preserve. Cores Spot com transparências podem não ser preservadas;




No menu Edit>>Transparency Flattener Presets, cheque a resolução, selecione High, Medium ou Low. Caso seja necessário crie um novo perfil de resolução, baseie-se nos seguintes parâmetros:




Raster Vectors Balance = 100 (preserva ao máximo os vetores nas áreas onde ocorrerá rasterização)


Line Art and Text Resolution = 1200 (resolução de 1200 dpi para os textos e vetores, se estiver imprimindo em papel de alta qualidade pode aumentar este valor para 2400)
Gradient and Mesh Resolution = resolução das imagens que voce tenha no documento, por exemplo, se voce está usando imagens em 300 dpi use este mesmo valor.
Se desejar expandir (coneverter em curvas) os Textos e os Contornos, marque as opções Convert All Text to Outlines e Convert All Strokes to Outlines

Cheque no painel links, Window>>Links, se as imagens estão incorporadas (embbed) ao arquivo, caso não apresente o ícone do lado direito da lâmina correspondente a cada imagem elas deverão ser salvas na mesma pasta em que for salvo o arquivo do illustrator (apenas para o caso de gerar a saída do documento no formato Illustrator). Aproveite para checar se as imagens não incorporadas estão em CMYK. Imagens incorporadas são automaticamente convertidas para o modo de cor do
documento.
 








Ative a visualização do Overprint no menu View>>Overprint Preview e cheque se algum objeto está em Overprint, Se os Overprints não foram propositais você poderá modificá-los no menu Window>>Attributes desmarcando a opção Overprint Fill (preenchimento em Overprint) ou Overprint Stroke (contorno em Overprint) do objeto selecionado.









Acesse o painel Swatches em Window>>Swatches e selecione no menu do painel a opção Add Used Colors para que todas as cores usadas no documento sejam exibidas no painel Swatches. 
























Em seguida selecione a opção Select All Unused. Feito isso verifique se existe alguma cor spot na biblioteca, cores spot geram chapas extras e são caracterizadas no painel Swatches por um triângulo branco com um ponto preto localizado no lado direito da miniatura da cor. Caso estes Spot não estejam no seu projeto converta para Process Colors.























Este documento estaria pronto para ser enviado no formato Illustrator.


Caso queira usar o formato PDF pode salvar como direto de dentro do Illustrator, menu File>>Save as escolhendo o formato Adobe PDF, porém pode-se criar um PDF mais consistente gerando-se um arquivo .ps de dentro da janela de impressão. Todos os procedimentos vistos acima, devem ser mantidos.


Gerando o PDF


Comande a impressão em File>>Print
Vamos supor que estaremos usando os parâmetros para impressão em offset a 150 lpi, conforme preferências anteriormente marcadas nos procedimentos acima descritos.


Menu General

1. Na opção Printer selecione adobe PDF para criar um PDF usando as configurações selecionadas no seu Acrobat Distiller, ou selecione Adobe PostScript File para criar um arquivo .PS e depois criar o PDF pelo Acrobat Distiller.

2. Caso não tenha o PPD da impressora de destino Selecione Adobe PDF 7.0

3. Verifique se o formato do papel está correto na opção Media>>Size. Para que o formato seja automaticamente alterado para o mesmo do seu documento basta clicar na opção Custom. Se estiver trabalhando em um arquivo com áreas de sangria, aumente o formato para dar espaço para as áreas, mais uma área para serem impressas as marcas de registro e corte, cerca de 1,5 cm para cada lado.


Menu Setup


1. Crop Artwork to: selecione Artboard caso tenha criado o formato corretamente ou selecione Crop Area, caso tenha feito as marcas de corte no Illustrator.

2. Deixe a opção Tiling em Single Full Page













Menu Marks and Bleed

1. Marcas de corte, de cor, de registro e informações podem ser selecionadas, conforme a necessidade do documento.

2. Na opção Bleeds determine quanto de sangria deverá ser impresso, normalmente 3mm.













Menu Output

 1. Se não estiver fazendo separações de cores marque a opção Composite, aproveite para dar uma checada se alguma cor Spot está sendo utilizada, aparecerá um canal extra, além dos quatro da policromia, neste caso se quiser fazer a conversão de Spot para process basta marcar Convert All Spot Colors to Process, mas é mais seguro (por questões de correspondência de cores) fazer esta alteração dentro do documento editando o Spot Color no painel Swatches.








Menu Graphics


 1. Marque a opção automatic com o controle deslizante do lado da opção quality;

2. Caso não tenha convertido os textos para curva ou não tenha marcado a opção convert text to outlines no passo 5 dos procedimentos do início deste manual, marque em Font Download a opção subset para incorporar apenas os caracteres usados ou Complete para incluir toda a fonte no documento. Se não tem um grande volume de texto no documento é mais seguro converter as fontes para curva ainda dentro do Illustrator, algumas fontes não podem ser apropriadamente incorporadas;
3. Deixe PostScript em level 3.
4. Formato de dados em Binary



Menu Color Management

1. Caso não tenha o perfil de cor do dispositivo que vai imprimir ou gerar as chapas ou fotolitos marque em color Handling a opção Let PostScript printer determine colors, quem vai determinar o perfil utilizado é o dispositivo de impressão;

2. A opção rendering intent determinará a corversão de RGB para CMYK, Use a que mais se adequar a sua necessidade, mas vale lembrar que num documento criado para impressão em offset tudo já deveria estar em CMYK dentro do próprio documento, para que se tenha um maior controle e não haja surpresas no momento da impressão;

3. Deixe marcada a opção Preserve CMYK numbers.




Menu Advanced

1. No modo Composite (selecionado no Menu Output), Overprints não são preservados, caso queira que a aparência dos Overprints seja mantida, marque Simulate. Caso não queira utilizá-los, selecione Discard, a opção Preserve funciona apenas no modo Separations;

2. Na opção Preset selecione a resolução escolhida em Transparency Flattener Presets, no nosso caso High Resolution para converter Gradients e Meshes para 300 dpi.








Menu Sumary

1. Faça uma checagem das opções marcadas.



















Configurando o Acrobat Distiller

O Acrobat Distiller converte arquivos PS em Arquivos PDF. Vamos configurar baseados no padrão Press Quality, que já vem com a maioria das configurações que garantem um documento para impressão com consistetência na maioria dos dispositivos existentes no mercado. Isso foi uma das melhores coisas que a Adobe criou dentro do Distiler, padrões de PDF. Todas as opções são marcadas baseadas em testes realizados pela Adobe e por uma boa parte das indústrias produtoras de software e equipamentos de impressão e pré-impressão, deixando para nós usuários, o caminho super facilitado. Mesmo assim vamos dar uma "passadinha" pelas janelas do Distiller.

Antes de abrir o arquivo PS clique em Default Settings e selecione a opção Press Quality. Uma opção de ótima qualidade de impressão.




















Menu General

1. Escolha a compatibilidade do seu PDF, para dispositivos mais antigos selecione acrobat 4;

2. Deixe Compression marcado em tags only;

3. Configure a resolução dos vetores na opção Resolution, para jornal 1200, para offset de alta qualidade 2400;

4. Do Illustrator já configuramos o formato e o número de páginas para impressão (1), portanto o as opções do número e do oformato da página não fazem diferença, fica como está;

5. Se quiser miniaturas, ative Embed Thubnails;


6. Deixe desmarcada a opção Optimize for fast web;




Menu Images

1. As opções de Downsample ou redimensionamento da imagem em termos de resolução, claro que o mais indicado é que tenhamos a imagem importada para o Illustrator já no formato certo e com a resolução adequada, Imagens importadas acima do tamanho utilizado podem ser redimensionadas por aqui. Por exemplo na janela acima as imagens em grayscale ou coloridas com resolução acima de 450 dpi serão redimensionadas para 300 dpi pelo método Bicubic Downsampling;

2. As opções de compressão de imagens devem ser escolhidas levando-se em consideração o que pretendemos como PDF em termos de balanço entre qualidade e tamanho de arquivo.
Compressões JPEG marcadas em automático deixam por conta do Distiller o nível de compressão. Ao selecionar a opção ZIP na compressão, você não terá perda de qualidade, porém é uma compressão bem menor em termos de tamanho do que o JPEG. Para documentos criados para impressão em offset de alta qualidade recomendo que sejam desmarcadas as compressões das imagens. Para os monocromaticos deixe marcadas as opções como na figura acima;




Menu Fonts

No nosso documento no Illustrator já convertemos os textos em curvas, é o mais aconselhável, porém se não quiser converter pode anexar as fontes ao PDF, desde que já tenha usado as opções adequadas na criação do PS.

1. Deixe marcada a opção Embed All Fonts, o Distiller irá incorporar as fontes utilizadas no arquivo ao PDF;

2. Subset embed fonts, Especifica a porcentagem das fontes usadas para incorporação, deixe em 100;

3. Se ocorrer algum problema na incorporação das fontes a opção marcada em When embed fails deverá ser Cancel Job, para que o distiller cancele a criação do PDF;



Menu Color

1. Se você possui o perfil de cores do dispositivo de impressão, poderá selecionar na opção Settings File, o resto ficará automaticamente configurado, se não possui, marque as opções de Working Spaces somente com a orientação de alguém qualificado para isso. Se não quiser incorporar nenhum perfil de cor no PDF, marque a opção Leave Color Unchanged, na opção Color Management Policies.

2. Document Rendering Intent pergunta que preferência na conversão de um espaço de cor para outro você irá usar (RGB para CMYK, por exemplo), se você já tinha todas as imagens e gráficos e o documento estava com o modo de cor correto não precisa se preocupar com isso. Cada uma das opções usadas na conversão tem características específicas que diferem de acordo com o que vai ser convertido, um consenso para conversão de imagens é Relative Colorimetric. Para maiores detalhes sobre os métodos de conversão consulte o help do Photoshop;

3. Deixe marcada o resto como segue na figura acima;




Menu Advanced

Deixe marcado conforme quadro ao lado.






















Menu Standards

Esta janela verifica se o seu PDF é compatível com os padrões selcionados em Compliance Standard e caso haja incompatibilidade opte por cancelar ou continuar a criação do PDF na opção When not compliant.

Se não deseja criar PDFs compatíveis com os padrões marque a opção none em Compliance Standard.

Espero que este guia seja útil.

Luiz Avanzi
Adobe Certified Expert Photoshop CS3