segunda-feira, outubro 27, 2008

Efeito de gotas no Photoshop - Photoshop Drops effect

Saudações a todos.
Neste tutorial vamos ver como criar um efeito de gotas de água sobre uma imagem usando recursos que não exijam domínio de técnicas de ilustração, ou seja, usando recursos do próprio photoshop.

 














Não nos tomará muito tempo e veremos que o resultado é muito interessante. Os recursos que usaremos serão os LAYER STYLES, a configuração dinâmica da ferramenta BRUSH e a aplicação do filtro DISPLACE. Usaremos o Photoshop CS3. Então, mãos à obra!
Vamos iniciar abrindo uma imagem que servirá de base, onde faremos as nossas gotas. Caso queiram utilizar a mesma imagem que eu usei, disponibilizo no seguinte endereço: www.avaz.org/agua/agua.jpg.
Aberta a imagem agua.jpg vamos configurar a ferramenta BRUSH de modo dinâmico, para desenhar a forma das gotas com pouco trabalho.
Selecione a ferramenta BRUSH e clique no menu WINDOW>>BRUSHES. Deverá aparecer um painel como na figura 1,























vamos configurá-lo nos itens que estão marcados. Este painel é um grande menu, então para que possamos ver as configurações de cada uma das opções que ficam à esquerda, devemos clicar sobre o nome e não apenas sobre o botão. Clique inicialmente na opção BRUSH TIP SHAPE, aqui definiremos a forma do pincel principal, selecione um pincel comum, redondo e estabeleça as medidas conforme a figura 2.























Nesta janela configuramos apenas o diâmetro máximo, a suavização da borda e o espaço entre as repetições da figura do pincel. Agora clique na segunda opção: SHAPE DYNAMICS, aqui vamos configurar o BRUSH para que sua forma seja aplicada usando valores aleatórios para tamanho, achatamento e ângulo, escolhidos entre um valor máximo e mínimo que determinamos.
Na figura 3 vemos a opção SIZE JITTER marcada em 100% isso significa que estamos determinando que o photoshop irá fazer o máximo de mistura entre os tamanhos máximo (o que escolhemos no menu anterior) e o mínimo que estabelecemos aqui na opção MINIMUM DIAMETER.























O mesmo para o ANGLE JITTER, marcado em 100% fará com que o photoshop gire as manchas para todas as direções possíveis. Finalmente neste menu configuramos os achatamentos das manchas no ROUNDNESS JITTER, aqui configurado para 81% e na opção MINIMUM ROUDNESS deixamos em 25%. Seguimos para a opção SCATTERING, conforme a figura 4,























onde controlamos o afastamento das manchas em relação a linha que desenhamos com o mouse. Aqui deixamos a opção SCATTER em apenas 30% para que as “pinceladas” não se afastem demais do traço do mouse e deixamos o both axes desmarcado para que o afastamento seja apenas para cima e para baixo e não para todas as direções. Na opção COUNT deixamos em 2, essa opção faz com que a quantidade de manchas seja aumentada, vamos com um valor baixo para ter maior controle do desenho. COUNT JITTER em 0% para que não sejam criadas áreas com maior concentração de manchas que outras. Passamos agora para a opção DUAL BRUSH, aqui é que faremos com que o photoshop mescle o desenho de dois pincéis, criando uma mancha bem orgânica, ótima para fazermos a nossa gotinha ou mesmo texturas bem interessantes. Marque a opção FLIP e escolha o seu pincel, neste caso escolhi um pincel da biblioteca padrão do photoshop com o nome de CHALK 11 PIXELS, dá um ótimo resultado se misturando com o nosso pincel principal. Marque as opções conforme a figura 5, nesta janela controlamos apenas as configurações do segundo pincel. Experimente mesclar com outros pincéis e teste seus resultados.























E finalmente apenas marcamos a opção SMOOTHING, para suavizar as bordas do pincel. Apesar de não termos utilizado todas as opções deste painel, devido ao resultado que estamos querendo obter, é bem interessante dar uma boa explorada nos recursos, principalmente se você usa TABLET, isso aumenta bastante as possibilidades de utilização da ferramenta BRUSH.
Bem, configurada a ferramenta BRUSH vamos criar no nosso arquivo uma camada nova e sem conteúdo. Clique no painel LAYER na opção NEW LAYER, o botãozinho em forma de página virando, ao lado da lixeira do painel LAYER, ou use o atalho: SHIFT+CONTROL+N (PC) SHIFT+COMMAND+N (MAC). Vamos nomear esta camada de GOTAS. com a ferramenta BRUSH ativa, faça uma mancha qualquer nesta camada que você acabou de criar, conforme a figura 6.



















Nesta camada vamos configurar os LAYER STYLES para fazer com que essa camada apresente uma aparência de volume e transparência. Inicialmente, no próprio painel LAYER, coloque a opção FILL OPACITY em 0%. A camada irá ficar invisível, apenas os efeitos que aplicaremos em seguida ficarão visíveis, esta é a diferença entre o FILL e o OPACITY do painel LAYER, OPACITY afeta a opacidade da camada e dos efeitos, FILL afeta apenas a opacidade da camada, não interferindo nos efeitos.
Vamos ao menu LAYER>>LAYER STYLE>>BEVEL AND EMBOSS. Veja que agora nossa camada GOTAS já tem uma aparência de volume, que iremos ajustar para parecer um líquido, apenas usando nossos LAYER STYLES. Configure o painel conforme a figura 7.
















Atenção a todos os detalhes, principalmente nas opções de SHADING, que é onde mudamos o estilo do BEVEL note que o BLEND MODE da opção SHADOWS foi mudado para HARD LIGHT e a cor usada foi o branco no lugar do preto, só isso já muda bastante o aspecto do BEVEL. Explore e faça as suas configurações. Em seguida, clique na opção DROP SHADOW e modifique as configurações conforme a figura 8.


 













A opacidade foi bem reduzida e a cor usada foi mudada para um tom de verde (predominante na imagem) e o BLEND MODE mudado para COLOR BURN, mas como já foi dito, explore suas possibilidades. Em seguida, clique na opção INNER SHADOW e configure conforme a figura 9.

 













 Por último, clique na opção SATIN e configure conforme a figura 10.














Antes de clicar em OK, clique em NEW STYLE para salvar o seu LAYER STYLE no painel STYLES, podendo posteriormente aplicar em outros arquivos. Já temos uma ótima aparência de gota. Experimente pintar mais áreas da mesma camada. Como o efeito está configurado para a camada, as novas áreas já assumem a aparência. É ótimo!
Depois de feito todo o desenho vamos usar o efeito DISPLACE para fazer a deformação das áreas da camada da folha que estão por trás das gotas, criando uma aparência de lente. A primeira coisa que iremos fazer é capturar como seleção as áreas visíveis da camada gotas, clique na miniatura da imagem da camada gotas pressionando a tecla CONTROL (PC) ou COMMAND (mac). As áreas com pixels aparecem selecionadas como na figura 11.

















Vamos agora criar um canal ALPHA para gerar a malha de deformação do filtro DISPLACE. Clique no painel CHANNELS e em seguida no botão NEW CHANNEL, será criado um canal ALPHA todo em preto e ele estará em edição (figura12).


 
  



















Vá ao menu  EDIT>>FILL, irá aparecer uma janela igual a da figura 13,

 














na opção contents selecione WHITE e clique em OK. Nosso ALPHA CHANNEL foi pintado de branco nas áreas selecionadas, conforme a figura 14.

















Vá ao menu SELECT>>DESELECT para desativar a seleção. Vamos agora aplicar um desfoque neste canal para que, quando usarmos a imagem como malha do DISPLACE as bordas sejam suavizadas e tornem o efeito de lente mais acentuado nas áreas mais claras. Então, vamos ao menu FILTER>>BLURR>>GAUSSIAN BLURR, vamos colocar 10 pixels na opção RADIUS para causar um bom desfoque, como na figura 15.



















Imagine que no efeito DISPLACE, as áreas mais claras deformam mais e as áreas escuras deformam menos. Temos agora que criar um PSD que conterá como camada o conteúdo deste  nosso ALPHA CHANNEL. Estando ainda com o ALPHA CHANNEL selecionado no painel CHANNELS, vá ao menu SELECT>>ALL e em seguida ao menu EDIT>>COPY e depois no menu FILE>>NEW, na opção PRESET, se não estiver marcado CLIPBOARD, marque e clique em OK, finalmente com o novo documento criado vamos ao menu EDIT>>PASTE. Teremos um arquivo de duas camadas, conforme a figura 16.

















Vamos salvá-lo para poder usá-lo no filtro DISPLACE. Vá ao menu FILE>>SAVE e salve este documento que acabamos de criar no formato PSD. Em seguida podemos fechar este documento e voltar para o nosso arquivo com as gotas. No painel CHANNEL, clique na lâmina RGB, não no olhinho, mas no nome RGB, para que o documento volte para o modo normal de edição. Feito isso vamos ao painel LAYERS terminar nosso trabalho, agora falta pouco. No painel LAYERS temos duas camadas: BACKGROUND, com a imagem da folha e GOTAS com o nosso desenho, clique na camada BACKGROUND e vá ao menu LAYER>>NEW>>LAYER VIA COPY (CONTROL+J (PC) ou COMMAND+J (MAC)). Assim duplicamos a camada BACKGROUND. Vamos renomear esta camada para LENTE, conforme a figura 17.
 




















Em seguida vamos converter esta camada numa camada do tipo SMART OBJECT, para podermos editar o filtro, caso os valores da distorção não estejam conforme o seu gosto. Vamos ao menu FILTER>>CONVERT FOR SMART FILTERS. Essa é sem dúvida uma das novidades mais bem vindas do PHOTOSHOP CS3, os filtros, ou boa parte deles são editáveis do mesmo modo que os LAYERS STYLES, ficam visíveis no painel LAYERS e apenas dando-se dois cliques no nome do filtro, ele pode ser modificado. Agora que nossa camada é um SMART OBJECT vamos ao menu FILTER>>DISTORT>>DISPLACE marque as opções conforme a figura 18,


 














depois clique em OK, aí o PHOTOSHOP vai pedir para que você selecione o PSD que fará a deformação, selecione o PSD que salvamos anteriormente, aí a deformação é feita, conforme a figura 19.














Estamos quase no fim! No painel LAYERS coloque a camada LENTE acima da camada GOTAS e com esta camada ainda ativa vá ao menu LAYER>>CREATE CLIPPING MASK, clique agora no painel LAYERS na camada GOTAS e coloque a opção FILL do painel LAYERS em 100% conforme a figura 20.

 














Pronto, deu um pouquinho de trabalho mas acho que valeu a pena, na verdade aqui usamos vários conceitos importantes do PHOTSHOP para realizar um efeito de ilustração bem interessante.

Lembre-se que se você quiser aumentar ou diminuir a deformação da camada LENTE, basta dar dois cliques no nome do filtro, no painel LAYERS. Espero que tenham gostado. Até a próxima.

Um comentário:

Anônimo disse...

tu és fera mesmo (: